sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Apito Dourado: Dirigentes do Sul não foram escutados




Apenas Luís Guilherme, ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, esteve sob escuta





A investigação da Polícia Judiciária, no processo que ficou conhecido por ‘Apito Dourado’, foi direccionada apenas para os clubes do Norte. O Correio Sport consultou o processo relativo à viciação da arbitragem, que já não se encontra coberto pelo segredo de justiça, e verificou que, no dia em que Pinto da Costa foi colocado sob escuta, apenas Luís Guilherme, ex-responsável pela arbitragem da Liga foi também posto sob escuta.

O dirigente estava indiciado de favorecer os clubes de Lisboa, protegendo o Benfica e escolhendo os árbitros indicados por Luís Filipe Vieira. Era isso que Pinto de Sousa, Valentim Loureiro e Pinto da Costa se queixavam ao telefone, sempre que conversavam sobre arbitragens.

As escutas a Luís Guilherme, no entanto, em nada resultaram. A PJ não interceptou qualquer conversa entre Luís Guilherme e os dirigentes do Benfica. Baseados nisso e apesar de haver uma escuta entre Valentim Loureiro e Luís Filipe Vieira a escolher especificamente o árbitro João Ferreira para as meias-finais da Taça de Portugal de 2003/2004, os inspectores da PJ nunca sugeriram escutas a Luís Filipe Vieira, nem a outros dirigentes do Sul do País, alegando falta de indícios.

Assim sendo, a única escuta envolvendo Vieira, por coincidência ou não, a que tem o teor mais grave e mais explícito de todas as escutas que vieram a público, aparece assim por via indirecta e tem como interlocutor Valentim Loureiro, onde este surge como intermediário para a escolha de um árbitro na Taça de Portugal.

PINTO DA COSTA ALEGOU TER FEITO O MESMO QUE OS OUTROS

Pinto da Costa foi interrogado devido aos alegados privilégios recebidos por Pinto de Sousa que, supostamente de forma amiúde, lhe perguntava quais os árbitros que preferia. O presidente do FC Porto garante que Pinto de Sousa também o fazia com os dirigentes de Lisboa, mas pessoalmente. Aliás, uma das escutas aos telefonemas entre João Rodrigues, dirigente do Sport Lisboa e Benfica e Pinto de Sousa, aponta precisamente nesse sentido.

SPORTING NUNCA FOI ESCUTADO

Os dirigentes do Sporting nunca foram escutados a fazer qualquer pedido aos responsáveis da arbitragem da Liga ou da Federação. No entanto, viram-se recentemente envolvidos no escândalo fiscal da transferência de João Pinto do Benfica para o Sporting, que além de fraude através de empresas off-shores, envolve também o antigo director desportivo do Sport Lisboa e Benfica, entretanto arrestado por desvio de fundos do Dexia Banque, no Luxemburgo, José Veiga.

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Correio da Manhã. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver original do Correio da Manha

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...