sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Apito Dourado: Árbitro irradiado faz parte da polémica Comissão de Análise da Liga

Benfica-Sporting



Comissão tem sido muito contestada por ter acabado de descer a pontuação dos árbitros Pedro Proença e Pedro Henriques, pelas respectivas arbitragens nos jogos do Sporting.




A Comissão de Arbitragem da Liga, decidiu baixar as notas dos árbitros Pedro Proença e Pedro Henriques, pelos maus desempenhos nos jogos FC Porto-Sporting (dirigido por Pedro Proença) e Benfica-Sporting (por Pedro Henriques), dando, desta forma, parecer favorável às reclamações do Sporting.

A Comissão de Análise da Liga Portuguesa de Futebol Profissional é composta pelos seguintes elementos.

Presidente: César Correia [Algarve]
Inácio de Almeida [Setúbal]
José Santana [Évora]
Nemésio de Castro [Lisboa]
Amilcar Ventura [Leiria]
Arlindo Coimbra [Braga]
Alexandre Morgado [Porto]

São 4 do Sul, 1 do Centro e 2 do Norte. O porquê esta distribuição tão inclinada para Sul, ninguém sabe, talvez o do Algarve esteja a representar as Ilhas.

NOTAS

Irradiado por erros grosseiros

Inácio de Almeida foi irradiado da arbitragem por ter anulado um golo legal ao Sporting, num Benfica-Sporting realizado em 1981.

Os erros de Inácio Almeida

A propósito desse desafio, João Alves, jogador do Benfica nesse dia, disse o seguinte: "Foi uma grande bronca e eu e o Humberto Coelho tivemos muita culpa. Aproveito para pedir desculpa a Inácio de Almeida, que não tornou a apitar desde esse dia. Ele confiou na lógica, ou seja, que o Bento agarrava a bola e a colocava em jogo. Quando se gerou a confusão, eu e o Humberto apertámos com o árbitro e com o fiscal-de-linha, que foi 'cobardola'. Sentiu o peso do Terceiro Anel. Alegámos que o Jordão tinha pontapeado as mãos do Bento, que devia estar com azeite nas luvas. O Sporting foi prejudicado até porque esse jogo se revelou determinante, pois tornou-nos virtuais campeões. Para ajudar à festa, o Chalana falhou um penálti e o árbitro ordenou que o repetisse..."

Nota: Esta notícia teve por base vários artigos das edições online de diversos jornais Portugueses e um blog. O texto foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha nos originais.

AVISO IMPORTANTE! Devido a um erro técnico do blogger que não actualiza automaticamente a sua cache, contrariamente à vontade da Edição do Jornal O Portuense, este post foi inicialmente publicado com o titulo "Árbitro irradiado preside à polémica Comissão de Análise da Liga" e com informação errada, uma vez que o Presidente da Comissão de Análise é César Correia (já foi corrigido). Inácio de Almeida faz parte da Comissão, não é o seu Presidente.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Apito Dourado: Correio da Manhã tenta colar os Superdragões a ameaças a polícias

Copyright 2007 Cofina



Jornal do grupo de Paulo Fernandes volta a difamar o Futebol Clube do Porto e as suas claques








Na recente noticia "Blog está ligado a claques, Polícia ameaçado em site na internet", o Correio da Manhã colocou uma foto da claque dos Superdragões com um polícia de cara censurada, tentando dar a entender que o blog é portista, quando na realidade se trata aparentemente de um blog benfiquista, da claque No Name Boys, a julgar pelos comentários onde se podem ler frases como "NNão NNos veNNdemos!". O referido site veio a ser notícia por apresentar uma fotografia onde identifica vários agentes, chegando ao ponto de revelar o nome e a morada de um deles.

NOTAS

É pelo menos a segunda vez que o Correio da Manhã, vá-se lá a saber porquê, tenta uma estratégia semelhante para denegrir a claque dos Superdragões e, por inerência, todos os portistas. A primeira foi aquando da morte do empresário da noite portuense, Aurélio Palha, em que o respectivo jornal colocou uma fotografia da vítima com um antigo dirigente dos Superdragões e, ao relatar o assassinato, fez diversas referências à claque e ao Futebol Clube do Porto quando nada tinham a ver com o sucedido.

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Correio da Manhã. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver original do Correio da Manha

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Norte: São João é o melhor hospital do País pelo segundo ano consecutivo

Porto




O maior hospital da área metropolitana do Porto voltou a classificar-se em primeiro lugar no estudo realizado pela revista Sábado, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública.



Durante três meses, uma equipa de jornalistas da SÁBADO percorreu milhares de quilómetros para conduzir centenas de entrevistas e reportagens e dar a conhecer aqueles que, segundo um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública coordenado por Carlos Costa, são os hospitais portugueses mais eficazes no tratamento de vários tipos de doença.

Metodologia aplicada

A investigação para apurar este ranking foi orientada para os resultados finais, ou seja, mais do que averiguar a forma como os hospitais se organizam, foi tido em conta o estado em que os doentes saíram depois de lá terem entrado.

Lista dos 10 melhores hospitais Portugueses

1.º São João Porto
2.º Santa Maria Lisboa
3.º Pulido Valente Lisboa
4.º Viseu
5.º Universidade de Coimbra
6.º C.H. Celorico da Beira
7.º Santa Maria da Feira <> C.H. Alto Minho Braga
9.º Aveiro
10.º Caldas da Rainha

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Jornal Destak. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver original do Jornal Destak

Apito Dourado: Dirigentes do Sul não foram escutados




Apenas Luís Guilherme, ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, esteve sob escuta





A investigação da Polícia Judiciária, no processo que ficou conhecido por ‘Apito Dourado’, foi direccionada apenas para os clubes do Norte. O Correio Sport consultou o processo relativo à viciação da arbitragem, que já não se encontra coberto pelo segredo de justiça, e verificou que, no dia em que Pinto da Costa foi colocado sob escuta, apenas Luís Guilherme, ex-responsável pela arbitragem da Liga foi também posto sob escuta.

O dirigente estava indiciado de favorecer os clubes de Lisboa, protegendo o Benfica e escolhendo os árbitros indicados por Luís Filipe Vieira. Era isso que Pinto de Sousa, Valentim Loureiro e Pinto da Costa se queixavam ao telefone, sempre que conversavam sobre arbitragens.

As escutas a Luís Guilherme, no entanto, em nada resultaram. A PJ não interceptou qualquer conversa entre Luís Guilherme e os dirigentes do Benfica. Baseados nisso e apesar de haver uma escuta entre Valentim Loureiro e Luís Filipe Vieira a escolher especificamente o árbitro João Ferreira para as meias-finais da Taça de Portugal de 2003/2004, os inspectores da PJ nunca sugeriram escutas a Luís Filipe Vieira, nem a outros dirigentes do Sul do País, alegando falta de indícios.

Assim sendo, a única escuta envolvendo Vieira, por coincidência ou não, a que tem o teor mais grave e mais explícito de todas as escutas que vieram a público, aparece assim por via indirecta e tem como interlocutor Valentim Loureiro, onde este surge como intermediário para a escolha de um árbitro na Taça de Portugal.

PINTO DA COSTA ALEGOU TER FEITO O MESMO QUE OS OUTROS

Pinto da Costa foi interrogado devido aos alegados privilégios recebidos por Pinto de Sousa que, supostamente de forma amiúde, lhe perguntava quais os árbitros que preferia. O presidente do FC Porto garante que Pinto de Sousa também o fazia com os dirigentes de Lisboa, mas pessoalmente. Aliás, uma das escutas aos telefonemas entre João Rodrigues, dirigente do Sport Lisboa e Benfica e Pinto de Sousa, aponta precisamente nesse sentido.

SPORTING NUNCA FOI ESCUTADO

Os dirigentes do Sporting nunca foram escutados a fazer qualquer pedido aos responsáveis da arbitragem da Liga ou da Federação. No entanto, viram-se recentemente envolvidos no escândalo fiscal da transferência de João Pinto do Benfica para o Sporting, que além de fraude através de empresas off-shores, envolve também o antigo director desportivo do Sport Lisboa e Benfica, entretanto arrestado por desvio de fundos do Dexia Banque, no Luxemburgo, José Veiga.

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Correio da Manhã. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver original do Correio da Manha

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sul: Lisboa é o distrito onde mais mulheres são espancadas pelos maridos

Violência doméstica
O mais recente relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), datado de 2006, aponta Lisboa como a capital dos maus tratos físicos a mulheres, praticados pelos seus cônjuges.


Tal como aconteceu em anos anteriores, a referida entidade, num estudo publicado em 21 páginas, revela as estatísticas inerentes ao estado actual dos processos de apoio às vítimas em Portugal.

Assim, no que diz respeito ao local de residência da vítima, o distrito de Lisboa lidera com 31%, seguido do Porto com menos de metade do que a capital (14,5%) e Faro com 10,4%, sendo a vítima maioritariamente do sexo feminino (88%) e, na relação do autor do crime com a vítima, o cônjuge/companheiro destaca-se com 57,6%. A maior parte das situações de crime registadas ocorreram entre casais.

Fonte: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

sábado, 3 de novembro de 2007

Apito Dourado: Cinha Jardim é fã de antiga profissional de alterne




Na antestreia do filme difamatório "Corrupção", Cinha Jardim declarou-se fã da ex-funcionária do bar de alterne "Calor da Noite", Carolina Salgado







No final da primeira exibição pública do filme, a antiga concorrente do Big Brother pediu que fosse apresentada à pessoa que assinou o livro ‘Eu, Carolina’. Segundo o Correio da Manhã, desde que leu o livro, Cinha Jardim ficou fã incondicional da ex-profissional de alterne. De acordo com o mesmo jornal, há muito que a antiga modelo do polémico anúncio de peles que teve de ser retirado do mercado, queria conhecer a assinante do livro ‘Eu, Carolina’ e aproveitou a antestreia do filme difamatório ‘Corrupção’ para mostrar a admiração que sente por Carolina Salgado, a autora moral confessa da agressão ao vereador da Câmara de Gondomar, Ricardo Bexiga.

Amor à primeira vista

As duas foram apresentadas por Duarte Siopa, um amigo comum, que garantiu ao Correio Vidas que foi quase como amor à primeira vista. “A Cinha identifica-se muito com a Carolina, pela coragem que tem e pela mãe preocupada que é. As duas tiveram de educar os filhos sozinhas e a Cinha compreende algumas coisas pelas quais a Carolina passou”, explicou Siopa.

E a verdade é que as duas entenderam-se tão bem que na noite da passada quinta-feira, quando se conheceram, foram sair juntas. Depois da antestreia do filme ‘Corrupção’, Cinha e Carolina foram ter com João Botelho, Leonor Pinhão e Margarida Vila-Nova, que assinalavam a data à sua maneira num restaurante lisboeta.

O grupo de amigos ficou na conversa até às tantas e a noite terminou na discoteca Loft, em Lisboa.

“A Cinha e a Carolina deram-se logo muito bem e acho que foram criadas as bases para manterem uma relação de cordialidade e talvez até mesmo de amizade”, contou Duarte Siopa, que acompanhou as amigas, que já agendaram mais saídas para se divertirem.

JUNTAS NA NOITE

A ex-profissional de alterne e Cinha Jardim foram festejar a antestreia para a discoteca Loft, em Lisboa.

CAROLINA, UMA MÃE PREOCUPADA

Curiosamente, a mãe preocupada levou os seus filhos à estreia dum filme difamatório sobre o homem a quem a dada altura, segundo a própria, chamavam pai e em que, a julgar pelo que foi escrito por alguns críticos de cinema, aparece a sua personagem autobiográfica em cenas de sexo.

CRÍTICA DEIXA O FILME DE RASTOS

Segundo o conceituado crítico cinematográfico, João Antunes, do JN, "Quanto à qualidade da obra, o resultado final é inacreditavelmente mau. A protagonista é completamente "transparente", não conseguindo criar ou reflectir uma personagem, prova de que o grande ecrã não mente, ao contrário da pequena caixa que temos lá em casa".

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Correio da Manhã. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver original do Correio da Manha


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...