sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Lisboa congratula-se com "boas notícias" perante a passividade do resto do País



EDITORIAL DO JORNAL O PORTUENSE

A opção por Alcochete é, alegadamente, a que melhor serve os interesses estratégicos do Norte e, em particular, do aeroporto de Sá Carneiro. Esta é a conclusão a que conseguem chegar figuras da região, como Carlos Lage, Rui Moreira e Marco António Costa, para quem construir tal equipamento não é uma enorme ameaça quer ao crescimento, quer à autonomia do aeroporto internacional do Porto, quer de toda a região Norte, já por si debilitada por anos a fio de concentração de fundos europeus em Lisboa.

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), depois de ter patrocinado um estudo que apontava, preferencialmente, para a solução "Portela + Montijo" como a mais indicada, em vez de elaborar um estudo para uma solução "Portela + Sá Carneiro", manifestou-se inclusive agora satisfeito com a decisão de construir o novo aeroporto em Alcochete, passando até a estar convicto que o novo funcionará de forma complementar ao da Portela, o que não ficou claro.

Aliás, no que toca ao Sá Carneiro, em vez de frisar a clara desvantagem do novo aeroporto em Alcochete, Rui Moreira até prefere agora falar de "muito boas notícias para o Norte".

Por sua vez, Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, consegue até dizer que a decisão do Governo é "tranquilizante para a região Norte", porque "deixa respirar o aeroporto de Sá Carneiro" - em vez de o matar por completo? apetece perguntar - que, assim, "pode também ser um grande" equipamento internacional - por esmola de Lisboa? Apetece questionar. O problema é que a ideia subjacente à construção do novo aeroporto da Capital, é a de que este será o centro do país e que asfixiará os outros aeroportos, como o do Porto, que passarão a ser cada vez mais secundários. Mas o responsável pelo desenvolvimento da região Norte ainda consegue afirmar que esta foi a solução "preferível", em vez de transmitir peremptoriamente que "preferível" é não fazer aeroporto nenhum e usar os perto de 5000 milhões de euros, para ajudar a desenvolver as empresas portuguesas, em vez de contribuir para que fechem. Aliás, pelo visto Lisboa não só vai fazer para sí um aeroporto, como ainda vai fazer uma nova ponte. Isto, com o dinheiro de todos.

Até Marco António Costa, líder do PSD/Porto, membro da oposição, consegue aplaudir a decisão e diz que Alcochete é "mais favorável" ao aeroporto de Sá Carneiro.

Todos eles, no entanto, não conseguem reflectir o resultado da sondagem que aqui foi feita durante o passado mês de Dezembro, em que mais de 68% dos votantes demonstraram ser contra a construção de um novo aeroporto, em Lisboa. À clara pergunta: "Portugal precisa dum novo aeroporto em Lisboa?", o "Não!!!" venceu por expressiva maioria. E não se tratava de saber se seria na OTA ou em Alcochete, não, era mesmo sobre não construir o novo aeroporto.

Contudo, perante esta passividade dos representantes das outras regiões, Lisboa permanece autista, qual sanguessuga, aos interesses do resto da população, sugando para si praticamente todos os fundos que chegam da União Europeia. Mas a culpa não é apenas do Governo, diariamente sujeito a grupos de interesses. É também dos representantes nortenhos e não só, como estes três que hoje aqui são citados, que em vez de se insurgirem por mais este devaneio do Governo de Lisboa e assim defenderem os interesses das suas regiões, preferem defender a sua carreira política. E de todos aqueles que nada fazem para que a situação mude.

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Jornal de Notícias. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver o original do Jornal de Notíciais

2 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Acho que tudo isto se resolvia com metade da nossa frota aérea a fazer voos para Cuba - e a ficar por lá!

Anónimo disse...

Convido os leitores nortenhos deste blog a participar no forum nortenho
http://portucale.freeforums.org/


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...