sábado, 23 de junho de 2007

Apito Dourado: Benfica pedia árbitros

ESCUTAS TELEFÓNICAS MOSTRAM UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL



Afinal, o processo Apito Dourado apanhou apenas dirigentes de clubes do Sul a pedir árbitros para os seus jogos. De forma bem directa, primeiro com Luis Filipe Vieira ao telefone com Pinto de Sousa e agora através de João Rodrigues, o Benfica quis escolher os seus árbitros. Mas estranhamente nenhum destes pedidos deu origem a qualquer processo, nem sequer no grande dossier relativo a uma eventual viciação da classificação dos árbitros, ainda em análise pela equipa de Maria José Morgado.

As intercepções telefónicas, que são imensas, dão conta de diversos tipo de pressão do Benfica, na época de 2003/04, no sentido de contar com árbitros do seu agrado. Aliás, até era convicção de alguns presidentes de clubes da 1.ª Liga, como era o caso de João Bartolomeu, que garantiu que foi Luís Filipe Vieira quem colocou Luís Guilherme na presidência da Comissão de Arbitragem da Liga, exercendo, por consequência, alguma influência sobre ele.

Por exemplo, João Bartolomeu, numa das suas conversas com Pinto de Sousa, diz ter a certeza que é o Luís Filipe que tem influência sobre as nomeações feitas por Luís Guilherme, com o então presidente do Conselho de Arbitragem da FPF a acrescentar: “O Pinto da Costa não tem influência no Luís Guilherme.”

Neste momento, a pergunta levanta-se de como é possível, perante escutas tão graves, o dirigente do Sport Lisboa e Benfica ainda não ter sido levado algemado para as instalações do tribunal de Gondomar, tal como aconteceu com Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto.

A propósito da nomeação de um árbitro para um jogo da U. Leiria, Bartolomeu diz que fez uma investigação que apurou que Pimenta Machado se encontrou com Luís Filipe Vieira, presumivelmente no sentido de ter Duarte Gomes como árbitro. Sobre este, Bartolomeu diz que é “um ladrão”. “O Duarte Gomes faz tudo o que o Vítor Pereira manda e o Vítor Pereira é uma das pessoas que protege o Guimarães”, desabafa Bartolomeu.

Apesar destas e outras escutas, nem Luis Filipe Vieira, nem Luis Guilherme, nem Vitor Pereira são arguidos no processo Apito Dourado. Até dá vontade de perguntar: o que andas a fazer, Maria José Morgado?

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição online do Jornal Record. Foi alterado e não reflete de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo em

Ver o artigo original do Jornal Record

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...