domingo, 24 de junho de 2007

Apito Dourado: Pinto da Costa diz estar de "peito aberto e consciência tranquila"

Presidente do FC Porto diz confiar na justiça



Apito Dourado: Pinto da Costa diz estar de "peito aberto e consciência tranquila"
23.06.2007 - 21h05 Lusa

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, disse hoje estar de "peito aberto e consciência tranquila" relativamente às acusações de que é alvo no processo Apito Dourado, manifestando-se confiante na justiça.

"Confio nos tribunais, confio na justiça divina e, por isso, estou de peito aberto e consciência tranquila", afirmou Pinto da Costa durante o discurso que proferiu no almoço do 37º aniversário dos Dragões de Lisboa, realizado no Hotel Altis.

Sob ovação das pessoas que enchiam a enorme sala reservada para o efeito, Pinto da Costa sossegou os adeptos portistas, garantindo que "quando se souber quem está por detrás de determinado livro, que não teve coragem de assinar, vai perceber-se o porquê de todas estas situações", numa referência ao livro da sua ex-companheira Carolina Salgado.

"Daquilo que me acusam defender-me-ei nos tribunais. Por isso, estou à defesa e não posso falar. Mas saberemos na altura própria dar a devida resposta àqueles que nos querem confrontar", acrescentou Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto teceu também críticas ao jornal "Correio da Manhã", que hoje noticiou na primeira página que "Pinto da Costa prejudicou Benfica em jogo decisivo", com base na informação de que o presidente portista foi acusado de corrupção desportiva no jogo Nacional-Benfica, da temporada 2003/2004.

"Hoje, na primeira página do 'Correio da Manhã' surge uma fotografia minha ao lado de um indivíduo [o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira] a dizer que tinha prejudicado o Benfica. Não vou pedir a certos jornalistas que sejam sérios, porque há certas coisas que não se podem pedir. Desafio é esse jornal a pôr as imagens do jogo para as pessoas poderem ver que não houve nada anormal, mas sim que venceram os que mereceram vencer", disse igualmente Pinto da Costa.

"É necessário estar vigilante"

O dirigente portista considerou que, "perante estes ataques, é necessário estar vigilante" e, por isso, alertou os presentes para futuras questões que possam vir a surgir.

"Corre no Porto que há um presidente de uma SAD que foi condenado por furto. Não fui eu", ironizou Pinto da Costa, referindo-se certamente ao cadastro do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luis Filipe Vieira.

O presidente portista fez ainda referência a "um clube que tinha pago viagens a jornalistas, mas não foi o FC Porto".

"Tenho cópia de uma factura com uma viagem paga à senhora Leonor Pinhão, Lisboa-Luxemburgo-Lisboa", precisou Pinto da Costa, referindo-se à ex-responsável pelo site encarnado e cronista de "A Bola", jornal que também foi mencionado pelo presidente do FC Porto no seu discurso, por, segundo o dirigente portista, ter omitido uma parte de uma entrevista de Manuel Sérgio em que falava bem do presidente do FC Porto.

Esta afirmação torna-se verdadeiramente bombástica, uma vez que Leonor Pinhão escreveu o prefácio do livro "Eu, Carolina" que levou à reabertura dos processos arquivados contra Pinto da Costa e prepara-se agora para, conjuntamente com o marido, João Botelho, realizar o filme "Corrupção", uma fábula que supostamente retrata a vida de Pinto da Costa com Carolina Salgado, embora não haja qualquer sentença dos tribunais que o fundamente.

Pinto da Costa disse que tem de "tomar cautelas", mas tranquilizou os presentes, assegurando que "os que insinuam que o FC Porto foi beneficiado" apenas fazem eco de "fantasias, maldades e insinuações".

"Vamos demonstrar quem está por detrás desta tramóia. Mas não há nada nem ninguém que nos faça recuar um milímetro na defesa dos interesses do FC Porto", garantiu Pinto da Costa.

Pinto da Costa enalteceu ainda a presença no almoço do ex-presidente do Benfica Fernando Martins, seu homólogo quando tomou posse no FC Porto há 25 anos, sublinhando que a sua presença "é um motivo de orgulho" e a relação de amizade que os une prova que é possível adversários confraternizarem.

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição online do Jornal Publico. Foi alterado e não reflete de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo seguindo a ligação que se segue:

Ver o artigo original do Jornal Publico

1 comentário:

Anónimo disse...

Deves ter a mania que tens piada...


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...