quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Lisboa: Milhares de emigrantes abandonados pelo Governo





Os emigrantes sentem-se abandonados pelo Governo e são esperados às centenas, em Lisboa, para contestarem encerramento de consulados






Centenas de emigrantes portugueses radicados em vários países do mundo, manifestam-se hoje no Rossio, em Lisboa, para protestarem contra o encerramento dos consulados e a falta de políticas dirigidas às comunidades.

"A razão principal da concentração é o encerramento de 11 consulados portugueses no mundo", disse à Agência Lusa o porta-voz do colectivo de defesa dos consulados de Portugal em França, entidade que promove a manifestação. De acordo com António Fonseca, os emigrantes "sentem-se abandonados" pelo Governo, que apenas tem "defraudado promessas" e "nada tem feito" em prol das comunidades portuguesas.

"Até agora, os emigrantes tinham apenas direito à música pimba, agora também temos uma política pimba", salientou o responsável para referir que a concentração no Rossio serve igualmente para criticar "o virar de costas do Governo aos emigrantes".

Além do encerramento dos consulados, os emigrantes vão também denunciar os problemas existentes com o ensino do português no estrangeiro, a falta de legislação que permite eleições no Conselho das Comunidades Portuguesas e o fim do porte-pago dos jornais regionais para o estrangeiro.

António Fonseca disse à Lusa que o Rossio vai transformar-se hoje "na praça da resistência". "Os emigrantes resistem há sete meses ao anúncio do governo com protestos. É uma luta nunca antes vista na emigração", salientou.

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição online do Jornal Público. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver artigo original do Jornal Publico

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...