sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Ryanair anuncia nova rota a partir do Porto


12ª rota para o aeroporto Francisco Sá Carneiro

A Ryanair – companhia aérea europeia e líder no seu sector – anunciou ontem uma nova rota entre o Porto e a famosa cidade da Torre de Pisa, em Itália. A ocasião serviu para fazer um balanço do movimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

A nova rota, entre a Invicta e a cidade toscana já está disponível, tendo início a 29 de Outubro. Irá operar duas vezes por semana, elevando para 12 o número de rotas internacionais a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Nas palavras de Caitríona Beggan, executiva sénior de marketing e vendas da Ryanair, para Espanha e Portugal, “no seu primeiro ano de operação, a rota criará 30 novos postos de trabalho na região, proporcionando mais 30 mil passageiros ao Aeroporto do Porto”. A companhia passa assim a oferecer 12 destinos internacionais a partir da Invicta, fazendo com que a operação da Ryanair no Porto se mantenha acima de um milhão de passageiros anuais a partir de 2008.

Álvaro Leite, responsável pelo marketing do Aeroporto, disse ao JANEIRO que “serão oferecidas seis novas rotas até ao final do ano. Estocolmo começa a 13 de Outubro, e terá uma frequência de três vezes por semana. Pisa terá início a 29 de Outubro, com dois voos semanais, à segunda e sexta-feira. A 7 de Novembro, será a vez de Bristol, com três voos por semana. Milão terá um voo diário a partir de 12 de Dezembro. Haverá também voos diários para Roma e Bruxelas com a TAP”.

O facto de passarem a existir voos directos faz com que a afluência do público aumente. “É natural que as pessoas, tendo a opção de viajar directamente para o destino, viajem mais”, refere Álvaro Leite. “Temos de pensar que não é agradável, para quem quer passar um fim-de-semana, estar seis horas metido num avião, viajando via Madrid, Lisboa ou Frankfurt. Um voo directo e com uma tarifa baixa é melhor”.

Crescimento

Álvaro Leite revela que “passaram pelo aeroporto cerca de 425 mil pessoas. Em movimento, crescemos cerca de 6,5 por cento, o que revela que estamos realmente a crescer, não só em número de voos”. O responsável acrescenta que “a nível de resultado acumulado, até ao mês de Julho, passaram pelo aeroporto dois milhões e 200 mil pessoas, com um crescimento de 16,7 por cento. Isto significa que já passaram por cá mais 314 mil pessoas em relação ao mesmo período do ano anterior”. O total é de 2,188,132 passageiros, o que equivale a um crescimento de 7,4 por cento em movimentos. Jorge Osório, presidente da ADETURN Turismo Norte de Portugal, refere que “o anúncio de uma nova rota directa para o Porto é sempre um acontecimento muito importante, pois vem demonstrar a capacidade de crescimento do nosso Aeroporto”.

Reforço do Mercado Italiano

O director do Aeroporto do Porto, Fernando Vieira, sublinha que esta nova rota vem ao encontro de um dos grandes objectivos: “Reforçar as ligações com o mercado italiano. A possibilidade de a Ryanair poder atingir um milhão de passageiros no Porto, deixa-nos muito orgulhosos do trabalho desta equipa”.

NOTAS

Tendo acabado de renovar os aeroportos Francisco Sá Caneiro e Portela, o Governo prepara-se para gastar 3,1 mil milhões de euros do dinheiro dos contribuintes, na construção de um novo aeroporto para servir Lisboa, situado na Ota, a pior localização possível, segundo o Relatório da ANA, datado de 1994 e considerado não prioritário por cerca de 93% dos portugueses e até mesmo desnecessário para 51% da população portuguesa, de acordo com sondagens do Expresso.

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição online do Primeiro de Janeiro. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver artigo original do Primeiro de Janeiro

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...