quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Porto: Instituto Politécnico do Porto instala Escola de Tecnologia da Saúde em Gaia





Porto e Gaia, duas margens de uma só cidade








A Câmara Municipal de Gaia e o Instituto Politécnico do Porto celebraram um protocolo para a instalação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde em Vila Nova de Gaia, cujo funcionamento se prevê iniciar já no ano lectivo de 2007/2008.

No âmbito do acordo, a autarquia compromete-se a ceder, até final de Janeiro de 2008, em regime de subarrendamento, um prédio urbano com área bruta de 7.000m2, na área do Centro histórico de Gaia. A localização da ESTSP beneficiará de excelentes acessibilidades, designadamente a futura VL2,4, que ligará a rotunda das Devesas à ponte da Arrábida, a circular do centro histórico e a via panorâmica do centro histórico.

Segundo o presidente do IPP, esta parceria com a Câmara Municipal de Gaia visa resolver de imediato um dos problemas herdados das direcções anteriores do Instituto, ou seja, «era urgente encontrar formas de desbloquear a situação insustentável» da Escola Superior de Tecnologia da Saúde. Vítor Manuel dos Santos acrescentou que Vila Nova de gaia foi a primeira escolha, uma vez que se trata de uma região de excelência a sul do Douro, com 25% de população jovem e um crescimento demográfico de 16% na última década. Por outro lado, uma boa rede de transportes e a proximidade de hospitais e centros de saúde foram factores privilegiados para a opção incidir neste concelho onde, a partir de agora, a presença de uma escola superior será uma mais valia, factor de promoção científica e cultural e nova oportunidade para potenciar mais desenvolvimento.

Parceiro da InovaGaia, Parque Empresarial de S. Félix da Marinha e da Energaia, o IPP possui sete escolas superiores, 16 mil alunos e vários centros de investigação e, segundo Vítor Manuel dos Santos, pretende assumir um papel de relevo em futuras parcerias estratégicas para o desenvolvimento de Vila Nova de Gaia.

Luís Filipe Menezes correspondeu ao desafio lançado pelo presidente do IPP e afirmou que «tudo faremos para alargar esta parceria» e, sem desaproveitar a deixa, contra-desafiou Vítor Manuel dos Santos a vender as actuais instalações no Porto e mudar-se de «malas e bagagens» para Vila Nova de Gaia. Na opinião do autarca, não há desenvolvimento sustentado sem ligações ao ensino superior e a instituições desta natureza, com as quais Menezes tenciona desenvolver um conjunto de projectos de modernização e desenvolvimento para a comunidade.

Menezes acredita que na próxima legislatura, Vila Nova de Gaia estará definitivamente a liderar a Área Metropolitana do Porto. Tanto mais que, só nos últimos anos, foram feitos vários investimentos infra-estruturais «impressionantes». De resto, «num país que anda a passo de caracol há quem ande a alta velocidade», sublinhou o autarca.

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Comércio de Gaia. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver o original do Comércio de Gaia

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...