domingo, 2 de setembro de 2007

Porto: PJ abandonou vigilância à noite portuense em 1999 por falta de verbas






A Polícia Judiciária do Porto chegou a ter agentes infiltrados que davam conta dos incidentes na noite






Segundo o Correio da Manhã, a Polícia Judiciária do Porto chegou a ter agentes infiltrados que davam conta dos incidentes no mundo da noite. Há nove anos, fez inclusive um exaustivo levantamento. Foram identificados vários grupos de seguranças, durante a recolha de informação. O projecto acabou por ser abandonado, ainda em 1999, por falta de meios.

“A prevenção não é contabilizada. A direcção da PJ acabou por entender que não tinha meios para que o funcionamento da equipa se mantivesse”, recordou um agente ao CM.

De acordo com a mesma fonte, o trabalho então elaborado descrevia as ligações da noite. Quem trabalhava com quem, quais os métodos utilizados pelos grupos: alegadamente os líderes da noite não diferiam muito dos actuais, apenas se alteraram algumas hierarquias.

VERBAS PARA A SEGURANÇA SÃO OBRIGATÓRIAS

Os esquemas então detectados, que acabaram por resultar, um ou dois anos depois, na prisão de um grupo de seguranças no Vale de Sousa, parecem não diferir muito dos que agora alegadamente existem no Grande Porto. A “segurança” era imposta nos estabelecimentos nocturnos através da força, depois dos próprios seguranças provocarem desacatos. Os ajustes de contas também representavam uma realidade preocupante.

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Correio da Manhã. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver original do Correio da Manhã

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...