sábado, 1 de setembro de 2007

Norte: Cidade do Porto recebe famosa prova do Circuito Mundial de "Air Racing"



Red Bull Air Race

Plateias de mais de meio milhão de pessoas tem estado a assistir às acrobacias arriscadas dos 13 pilotos do maior evento do Mundo da modalidade.




HOTÉIS COM LOTAÇÃO ESGOTADA

A expectativa de dividendos económicos no sector do turismo é grande para estes dias de Red Bull Air Race. A maioria dos turistas estrangeiros são oriundos de Espanha e Inglaterra.

As unidades hoteleiras do Porto e Gaia estão com taxas de ocupação “elevadíssimas”, segundo Jorge Osório, presidente da Associação do Turismo do Norte de Portugal. Há hotéis com lotação esgotada e outros que apresentam uma taxa média de ocupação a rondar os 80 por cento.

Ao nível da restauração, principalmente nas zonas ribeirinhas do Douro, onde se concentrará o maior número de espectadores, também são esperados bons dias de negócio.

Para que se tenha uma pequena ideia, só no que toca a fotógrafos especializados em aviões (denominados de ‘spotters’) são esperadas algumas centenas, que vão registar os momentos mais vibrantes daquela que é tida como a Fórmula 1 dos ares.

NÚMEROS DA PROVA

68 torres de som, a que se juntam dez ecrãs gigantes. Cozinheiros para a zona VIP são dez.

14 milhões de euros de investimento é o valor apontado pela organização da Red Bull Air Race.

30 câmaras de vigilância estarão espalhadas por várias ruas da cidade do Porto, por forma a garantir a segurança. Serão coordenadas pela organização do evento.

400 quilómetros por hora é a velocidade a que vão ser ultrapassados os insufláveis que os aviões irão transpor.

20 metros é a altura dos insufláveis colocados pela organização no rio Douro.

13 pilotos de várias nacionalidades participam nesta competição internacional de velocidade e destreza em aviões.

Mais de 500 mil pessoas assistirão ao festival, segundo as estimativas da organização. Destas, apenas mil tiveram de comprar bilhete para assistir ao espectáculo nas zonas VIP.

1,5 quilómetros é a extensão da prova de acrobacias. Desenrola-se entre as pontes da Arrábida e D. Luís I.

90 por cento dos elementos destacadas para a segurança do evento vão concentrar-se entre o viaduto de Massarelos e a Ponte D. Luís I.

20 de Agosto foi a data da última prova Red Bull Air Race, que decorreu em Budapeste, na Hungria. A prova foi vencida pelo piloto norte-americano Mike Magold, que assumiu a liderança do mundial. Em segundo lugar segue o húngaro Paul Bohnomme.

PROGRAMA

QUINTA

Treinos livres, com uma sessão de manhã, a iniciar às 10h00 e a terminar às 12h00. Já de tarde há mais um treino agendado entre as 14h00 e as 15h15.

SEXTA

Dia de qualificações. Os 13 pilotos lutam pelos oito lugares que dão acesso à final de sábado. As provas têm início às 14h30 e está previsto que terminem pelas 16h00.

SÁBADO

Dia D. A partir das 13h20 decorrem provas a eliminar, que culminam com a grande final, agendada para as 16h24. A cerimónia de entrega dos prémios começa às 17h15.
Sérgio Cardoso

Nota: Esta notícia teve por base um artigo da edição online do Correio da Manhã. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver original do Correio da Manhã

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...