quinta-feira, 5 de julho de 2007

Apito Dourado: Gatos Fedorentos acusados por difamação



MP conseguiu não considerar o programa injurioso.








Presidente portista profundamente revoltado

O grupo pseudo-humorístico que dá pelo nome de «Gato Fedorento» e o director de programas da RTP, Nuno Santos, foram acusados pelo crime de difamação a Pinto da Costa, na sequência do programa «Diz que é uma Espécie de Magazine», emitido a 5 de Novembro de 2006.

De acordo com informações recolhidas pelo PortugalDiário, a acusação partiu de Pinto da Costa e não foi acompanhada pelo Ministério Público, já que estranhamente este conseguiu não considerar o programa injurioso. No entanto, tratando-se de crimes particulares, a acusação é deduzida pelo queixoso e segue ainda que o procurador decida não a subscrever.

Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis são acusados de «cultivar o escândalo e o sensacionalismo» com afirmações e expressões «altamente difamatórias e injuriosas» e que o presidente portista afirma «não corresponderem à verdade». Agiram os arguidos «com o objectivo de denegrir a imagem» do queixoso «objectivo que conseguiram», refere a acusação.

Pinto da Costa «profundamente revoltado»

Segundo a acusação, o conteúdo do programa «abalou profundamente» a sua «vida pessoal e profissional» pelo que ficou «profundamente revoltado e indignado» com o programa e «sentiu desse modo feridas a sua credibilidade, reputação, prestígio e imagem pública».

A acusação contra Nuno Santos é justificada com o facto de o episódio ter sido previamente visionado pelo director de programas, que «baixando o nível» pretendia «elevar o que lhe interessava», ou seja, «o share».

Pseudo-piadas com expressões difamatórias

Ao longo da acusação o queixoso descreve os vários momentos daquilo a que os supostos humoristas chamaram «a história nunca contada na história nunca contada de Pinto da Costa», dando diversos exemplos de quão baixo os arguidos conseguiram chegar no programa, citando expressões do género: - "Ganhava-nos sempre ao monopólio, o morcão".

Na peça, há um companheiro de escola a dizer que Pinto da Costa «ganhava sempre ao Monopólio, o morcão, mas tinha ajudas de fora, sempre que ia para tirar a carta «vá para a prisão», recebia um telefonema a avisar e safava-se sempre . . . sacana!».

Também o episódio do árbitro a entrar num quarto de hotel acompanhado de duas figuras femininas motivou a indignação do presidente portista. O referido árbitro afirma ainda: «Não conheço nem nunca falei com ele. Por que é que havia de falar com ele se não o conheço? Nunca me foi apresentado, nunca fui a casa dele, aquela que fica em Matosinhos, no 4º andar, entra-se pela garagem e à esquerda é logo o WC social (. . .) Pinto da quê? Pois, não me diz nada».

O queixoso entende que os arguidos cometeram um crime de difamação agravada por ter sido feita através da televisão. Neste caso, o crime é punido com pena de prisão até 2 anos e oito meses ou pena de multa não inferior a 160 dias. O queixoso não pede indemnização.

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição online do PortugalDiario. Foi alterado e não reflete de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo seguindo a ligação que se segue:

Ver o artigo original do PortugalDiario

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...