sábado, 14 de julho de 2007

Corrupção a Sul: Tráfico de Droga, apreensão inédita em território nacional





Apreendidos 18 quilos de droga alucinogénia Khat no aeroporto da Portela








Dezoito quilos de Khat, uma droga alucinógenia, foram apreendidos no terminal de carga e exportação do Aeroporto de Lisboa, naquela que é a primeira apreensão desta substância em território nacional.

A droga, que provoca eleitos alucinogénios semelhantes aos provocados pelas anfetaminas e cujas substâncias activas são a catinina e a catinona, foi interceptada, “dissimulada num carregamento declarado como material de escritório e tinha como destino os Estados Unidos da América”, avança o Ministério das Finanças num comunicado divulgado. As duas substâncias que formam a Khat são proibidas em Portugal.

A droga foi entregue no mesmo dia pelas autoridades alfandegárias à Polícia Judiciária, indica a mesma nota.

Esta apreensão de Khat foi a primeira no país e segundo o Ministério das Finanças, segue-se a outras operações do género registadas recentemente pelas autoridades de outros países europeus, “nomeadamente, pelas alfândegas suíças e dinamarquesas”.

A Khat é uma planta originária da África oriental e da zona sul do Médio Oriente, duas regiões onde o mastigar das suas folhas é uma prática secular. Conhecida também como chat, jat, oat, kat, African salad e Abyssinian tea, a planta é chamada ainda por miraa na África Oriental.

Um artigo disponibilizado no site do FBI indica que entre os efeitos provocados pelo consumo a curto prazo desta droga se destacam as alucinações, esquizofrenia, pesadelos, perda de apetite ou aumento da pressão sanguínea. A longo prazo a Khat poderá causar sintomas de ansiedade, insónias, paranóia, dificuldade na absorção de nutrientes ou comportamento agressivo.

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição online do Jornal Público. Foi alterado e não reflete de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver artigo original do Jornal Publico

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...