quarta-feira, 11 de julho de 2007

F.C. Porto é campeão europeu de Vendas




Clube já ganhou quase tanto como em 2004.






F.C. Porto é o clube europeu que mais facturou no actual defeso com a venda de jogadores, somando 69 milhões de euros, apoós a venda de Pepe. Defesa-central brasileiro assina por cinco épocas com o Real Madrid

O milagre da multiplicação dos milhões

Os cofres da SAD do F. C. Porto abriram-se para receber mais de 30 milhões de euros, encaixe resultante da transferência do defesa-central Pepe para o Real Madrid - suportada por um contrato com duração de cinco anos -, ontem anunciada pelos azuis e brancos. Num defeso que está longe de encerrar, o bicampeão português foi o clube que já mais facturou (69 milhões) com a venda de jogadores no Velho Continente, seguido por Lyon (51 milhões) e Atlético de Madrid (38,5 milhões). E com perspectiva de novas entradas de capital, uma vez que Lucho González e Ricardo Quaresma continuam a seduzir as grandes potências do futebol europeu.

Depois da milionária venda de Anderson ao Manchester United, os dragões realizaram mais um negócio galáctico, agora tendo como protagonista o brasileiro Pepe. A bola dos milhões não pára de saltar no Dragão e o F. C. Porto encara uma oportunidade única de saldar um passivo que ultrapassa actualmente os 100 milhões de euros.

O líder portista, Pinto da Costa, garantiu, recentemente, que o produto das vendas de passes de jogadores seria, precisamente, aplicado na redução do passivo da SAD. Nesse sentido, a surpreendente contratação de Pepe pelo gigante da capital espanhola vem dar uma enorme ajuda.

Pepe não é o primeiro jogador do F. C. Porto a rumar ao Real Madrid. O defesa Secretário havia feito o mesmo trajecto em 1996, mas emerge como mais um caso de como, no futebol, os milhões se podem multiplicar com uma boa gestão ao nível da política de contratações.

O defesa-central, de 24 anos de idade, chegou a Portugal proveniente do Corinthians Alagoano, no início da época 2001/02, para vestir a camisola do Marítimo, e ingressou no clube portuense no defeso de 2005, por indicação de José Mourinho, mas já não se cruzou com o actual técnico do Chelsea, que, após a conquista da Liga dos Campeões, rumou a Inglaterra.

Os dragões desembolsaram apenas dois milhões de euros para adquirir o passe de Pepe. Rápido, preciso no corte e quase intransponível no jogo aéreo, o jogador, que ambiciona representar a selecção portuguesa, evoluiu de azul e branco, tornando-se indispensável à defesa dos dragões. Como se verifica pelos números comunicados à CMVM, o F. C. Porto rentabilizou, de forma sensacional, a aposta no futebolista. Dos 2 milhões que pagou ao Marítimo, aos 30 que recebe do Real Madrid, vai um milagre da multiplicação.

Perante a argumentação financeira das grandes ligas, é impensável combater uma boa proposta. O mesmo aconteceu no Verão de 2004, quando a SAD liderada por Pinto da Costa facturou 76,3 milhões de euros, após uma campanha que culminou no título europeu. O clube pode bater esse registo, uma vez que, com as saídas de Anderson, Hugo Almeida, Ricardo Costa e Pepe já somou 69 milhões.

Depois da debandada de 2004, o F. C. Porto passou por um período complicado. Desde então, já leva dois campeonatos seguidos. Resta, portanto, escorar o abalo desportivo, para que o milagre seja perfeito.

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição impressa do Jornal de Noticias. Foi alterado e não reflete de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo comprando a edição impressa, vendida no Porto, do Jornal de Noticias do dia 11 de Julho de 2007.

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...