sexta-feira, 20 de julho de 2007

SIC enfurece espectadores


"Problema técnico" enfurece espectadores

Último episódio devia ter passado quarta à noite

O corte abrupto, quarta-feira, do último episódio da novela brasileira Páginas da Vida, da SIC, provocou uma chuva de críticas dos espectadores do canal. O DN sabe que, mal a novela terminou e ao longo do dia de ontem, a estação recebeu vários telefonemas e emails de portugueses indignados com o sucedido. A estação, solicitada pelo referido jornal, não quis revelar o número de protestos recebidos, mas reconhece que "se registou um fluxo superior ao normal".

Segundo o jornal apurou, alguns espectadores enviaram também queixas para a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Ao DN, porém, Estrela Serrano, membro do conselho regulador da ERC, disse nada saber sobre o assunto. "Fiquei a saber neste momento por vocês", disse, acrescentando que o órgão vai apurar se há , ou não, razões para analisar o caso.

Durante a última semana, a SIC publicitou amplamente o final da novela brasileira, que ao longo dos últimos sete meses foi vista em média por um milhão de portugueses. Mas na quarta-feira à noite, quando esperavam o final, um episódio com cerca de 80 minutos, os espectadores foram confrontados apenas com 45 minutos, dez dos quais com a repetição do episódio da véspera. Às 23.30 o capítulo foi cortado abruptamente, com um depoimento transmitido três dias antes.

Também na Internet, foram vários os espectadores que, através de blogues e foruns de discussão, se referiam ao "escândalo" e à "tentativa de enganar os espectadores", "prometendo uma coisa e fazendo outra para ganhar audiências".

A estação alega que o corte de quarta-feira não foi estratégico. Logo ao fim da manhã de ontem, a SIC emitiu um comunicado a justificar o sucedido com "problemas técnicos que se prendem com uma falha de compressão do server (sistema de emissão)". Ao DN, o director de programas da SIC explicou que "no servidor são descarregadas as imagens dos conteúdos emitidos e, por vezes - graças a Deus, por poucas vezes - a compressão das imagens gera interferências digitais na imagem". O problema, diz Francisco Penim, foi "detectado a tempo, mas não foi resolvido por inteiro".

Após o corte, a SIC não produziu no ar qualquer esclarecimento. A voz-off limitou-se a dizer: "Pode rever este último episódio amanhã [ontem] às 19.00. À noite não perca o epílogo da novela." Francisco Penim garante que o profissional seguiu as suas instruções. "Preferi ter o quadro completo do problema antes de o justificar publicamente."

O responsável acredita que o incidente não produzirá efeitos na relação entre a SIC e o público. "Espero que não, mas o máximo que posso fazer neste momento é pedir desculpas em nome da SIC", concluiu.

O certo é que a SIC voltou a fazer algo parecido, logo no dia seguinte, durante o Jornal da Noite, com a entrevista anunciada de Ana Salgado, irmã gémea de Carolina Salgado, prometida para fase incerta do respectivo noticiário, forçando os espectadores a ver todo o telejornal, para no fim não ser mostrada, tendo sido adiada para o dia seguinte, ou seja, hoje. Terá sido novo problema técnico ou apenas publicidade enganosa?

Nota: Este artigo teve por base um artigo da edição online do Diario de Notícias. Foi alterado e não reflecte de modo algum o que vinha no original. Pode lê-lo carregando na ligação que se segue:

Ver o artigo original do Diario de Noticias

Sem comentários:


Uma verdade incontestavel no Jornal O Jogo...